Ano 1915 à 1948
No ano de 1915 chegou do Pará o cearense Cordolino Teixeira Basto,juntamente com sua familia e fixou residencia na ilha de Maracá,proximo ao rio Uraricuéra na fazenda Altamira de propriedade do sr Antonio Pinheiro Galvão,local onde muitosaceitaram a Jesus como seu Salvador,entre eles a irmã Amelina Pinheiro Galvão(esta mais tardecasou-se com Cordolino Teixeira Basto após a morte de sua esposa),Rita pinheiro Galvão e rsa Galvão Ramalho,esta avó e bisavó do Pr Isamar Pessoa Ramalho e boa parte de sua familia.
em 1934aos 77 anos o irmão Cordolino Teixeira Basto faleceu,ficando a igreja durante 21 anos dirigida por irmãos os quais se reuniam em seus lares preservando na fé todos esses anos.
a igreja em Belém do Pará tomou conhecimento da igreja em Rio Branco(Boa Vista)através da chegada de varios irmãos advindos do Estado do Maranhão e de outros Estados,que logo enviou o primeiro Pastor Quirino Pereira Peres,no ano de 1946 com a missão de organizar os trabalhos da igreja.
Em 28 de agosto de 1948 a igreja assume a sua personalidade jurídica,gerando assim o estatuto o qual foi publicado no Diário Oficial com o numero 35 sob o titulo:Estatuto da igreja Evangelica Assembléia de Deus.
O pastor Presidente Quirino organizou e uniu a igreja que existia dos tempos do irmão Cordolino Teixeira Basto com os crentes que chegavam de outros Estados que juntos congregavam em um templo de taipa,coberto com palha de anajá,a luz de carbureto e nesse ambiente a gloria de DEUS se manifestava.
Em 1950,a igreja é pastorada pelo seu segundo Pastor Presidente Benjamim Matias Fernandes,o qual tinha a missão de dar continuidade aos trabalhos estabelecidos pelo Pastor Quirino,construindo o segundo templo,este agora em alvenaria.O pastor organizou o primeiro coral da igreja e nomeou o maestro,irmão Osvaldo Eloi,neste periodo vale destacar as muitas dificuldades para adquirir materiais de construção,todavia o Pastor Benjamim deixou o templo em altura de cobertura.
Em 1952 é enviado o terceiro Presidente Pastor Joviniano Rodrigues Lobato,assumiu a igreja,recebendo a visita do missionário Nelis Nelson no ano de 1953,o qual deu continuidade a construção do templo que foi inaugurado em 18 de abril de 1954,foi o marco a igreja da época.
Em 1954 assume o quarto Pastor Presidente,Samuel Bezerra Cavalcante,dando continuidade aos trabalhos,construindo o tanque batismal que não existia no interior do templo,adquiriu bancos novos para o templo,organizou o coral e pôs o nome de Filaélfia e instituiu o primeiro maestro o irmão João Vieira Pessoa,avô do Pastor Isamar Pessoa Ramalho.Vale ressaltar que o Pr Samuel Cavalcante,montado em sua bicicleta prestou assistencia aos trabalhos no municipio de Mucajai e Caracaraí.
Ano de 1957:
Em 2 de junho de 1957 deixou o trbalho na responsabilidade do irmão Rubens Arrais Sindeaux.Tão logo os trabalhos passaram ao quinto Pastor Presidente Otoniel Alves de Alencar,que na continuidade dinamizou todos os trabalhos(pontos de Cultos)existentes oficializando assim como igrejas,conhecida como igreja de Mucajaí e Caracaraí.
Em 1962,assume o sexto Pastor Presidente Elizeu Feitoza de Alencar,um Pastor dinamico que enfrentava sol chuva,reformando a faixada do templo central,construiu a galeria da igreja e a casa pastoral,instalou a Escola Lidia Nelson,fez missão entre os indios,fundou o trabalho no municipio do Cantá e na comunidade do Taiano,em suas caminhadas chegou até a serra do sol,onde deixou o inicio do trabalho.
No ano de 1965,assume o setimo Pastor Presidente José Guedes dos Santos que dá continuidade em todos os trabalhos mantendo a igreja em equilibrio e sob a direção do do Espirito Santo,organizou o Circulo de Oração chamado tambem como grupo de visitadoras,abriu trabalho no municipio de Bonfim e deu osse ao irmão Eli Rodrigues da Silva e para vila do Uailan Serra do Sol o irmão Andrelino Rocha dos Santos e para Caracaraí o irmão José Carlos.
No ano de 1967,no dia 26 de abril,assume o oitavo Pastor Presidente Manoel Antonio Batista,que deu continuidade aos trabalhos existentes,destacando-se a construção das congregações nos bairros Aparecida,Liberdade,,treze de Setembro,Buritis 1,e abriu o trabalho em alto Alegre,deixando como lider o Ev.Luiz Morais.
Criou o conjunto Rosa de Saron,tendo como regente a irmã Nair Viera Pessoa Ramalho e a banda de música sob a regencia do maetro Javam Arrais Sindeaux.
O Pastor Manoel Antonio Batista,enviou o irmão Juvenal para abrir trabalho na serra do Tepequem,Alto Alegre,Normandia,São Luiz do Anauá,São João da Baliza,nas comunidades das malocas do Araçá e Serra da Moça,estendeu ainda a abertura do trabalho na Vila Iracema.Em seu pastoreado,adquiriu os primeiros transportes motorizado da igreja o primeiro Jeep e o segundo carro um Veraneo.Pastor Manoel Batista,reformou o templo central,forrou e colocou ceramica e no dia 6 de abril de 1983,foi substituido,seu ministério teve a duração de quase 16 anos.
O nono Pastor Presidente em 1983 assume Pr Fernando Granjeiro de Menezes,em abril de 1983,organizou a escola biblica do dominical,ofereceu varios cursos de aperfeiçoamento a professores,reestruturou o centro social CESASMAF(Centro de Assistencia Social Maria Fernandes),fundou a secretaria de missões,realizou o projeto missionário no Brasil,Africa,Venezuela e Peru,comprou o Barco Mensageiro da Paz 1e2 afim de atender as comunidades do Baixo rio Branco,criou o programa de Radio Boas Novas,construiu um templo em madeira no Surumu,criou as congregações nos bairros:Paraviana,Estados 1e2,Mecejana1e2,Buritis1e2,Asa Branca 1,2e3,Joquei Clube1e2,Caimbé1e2,Cinturão verde1,Pintolandia1,2e3,Nova Canãa,Nova Cidade,TancredoNeves1e2,Santa Tereza1,2,3e4,São Vicente,Alvorada,Equatorial1e2,Aeroporto,Jardim Caranã,Caumé,Caranã,Jardim Floresta,Pricumã1e2,São Francisco,Cabos e Soldados,Calungá,Jardim Primavera,31 de Março e São Pedro e no interior Estado criou mais 35 igrejas.Pastor Granjeiro,construiu a casa dos idoso Samuel Nistron e criou o quadro de diaconisas.Seu ministério teve a duração de 15 anos,faleceu em 27 de julho de 1997.
No dia 8 de agosto de1997,assume o decimo Pastor Presdente Geraldo Francisco dos Santos,dando continuidade ao trabalho e separou lideres e consagrou Obreiros até o dia 19 de novembro de 1998,quando foi afastado,seu ministério teve a duração de 1ano e 3meses.
A igreja no estado de Roraima(Capital Boa Vista),tem o seu decimo primeiro Pastor Presidente Pr Isamar Pessoa Ramalho,roraimense,nasceu no dia 10 de Janeiro de 1963,descendente da familia pioneira,sendo este o primeiro Pastor local a assumir a igreja neste Estado,pois no dia 10 de novembro de 1998,toma posse interinamente e sendo eleito como Pastor Presidente em 10 de Fevereiro de 1999,em uma assembléia geral extraordinária,presidida pelo Presidente da CGADB,Pastor José Wellington Bezerra da Costa.
O mesmo vem desempenhando varias atividades junto a CPAD e CGADB,a nível nacional.Construiu o maior templo da região norte,com capacidade para 2500 pessoas sentadas.A igreja se destaca no Estado,nas areas de ações sociais,educacional,politico e espiritual.
Na area de ação social destacam-se:minha casa uma benção,construção de casa para membros que estejam necessitando de uma moradia,minhas mãos para Deus,voltado recolhimento de cêstaa basicas para familias carentes,baby chá missionário,voltado reclhimentos de kits de enxovais para atender as mães na hora de ganhar seus bebês,Serviço carcerarios,voltado a ressocialização de cidadãos excluido da sociedade.
A comunidade Assembléiana,conta com diversas ações merecendo destacar no ambito espiritual,o projeto minha casa,uma igreja,que tem como foco o ensinamento biblico genuino nos lares roraimense,abragendo todas as faixas etaria da sociedadde roraimense.Na area educacional,incentivo continuo na capacitação de lideres tanto no ensino secular,quando no ensino voltado a Teologia,investiu na Escola Preparatória de Obreiros,que atualmentefaz parte da grade curricular de ensino do IADEP(Instituto Assembléiano de Educação e Pesquisa),tem como foco ainda os cursos voltados a graduação,pós graduação,musicalização, oratória e Lingua Hebraica,aberta a comunidade em geral.Para atender jovens e adolescentes,vem investindo no dinamismo da arte cênica,formando grupos de teatro e coreografos,estudos biblicos,movimentos que destacam novos talentos na música no Estado,retiros e grandes reuniões nos bairros.As crianças são contempladas com uma grande ação anual chamada de EBF(Escola Biblica de Ferias),tres dias reservados para brincadeiras assistencia educacional,interação de forma geral,alimentação especial. Ao longo de seu ministério vem construindo,reformando templos e adquirindo novos terrenos em bairros novos afim de se instalar novos templos e gerar novas igrejas.Outra ação e a padronização das fachadas dos templos,identificando-os nas cores verde e branco.
Atualmente a igreja possui 368 Templos em todo o Estado de Roraima e está vinculado a CEDADER(Convenção Estadual Das Assembléias De Deus No Estado De Roraima )e a CGADB(Convenção Geral Das Assembléias Deus No Brasil),cujo Presidente Geral eé o Pastor José Wellington Bezerra da Costa.
Olá Ev. Senoir!
ResponderExcluirÉ um prazer conhecer seu blog. Achei muito interessante a história da AD em Roraima. Fiquei muito feliz e honrado ao saber que o senhor é seguidor do meu blog. Seus comentários lá serão muito valiosos para mim.
Um abraço e a paz do Senhor Jesus!!!
Eu quero encontrar o Irmão Andrelino Rocha dos Santos em Roraima entrar em contato no e-mail graca.vasconcelos@hotmail.com
ResponderExcluirCordulino Teixeira Bastos era irmão de meu trisavô Capitão Felisberto Teixeira Bastos. Ele nasceu no ano de 1848, era o quarto filho do Capitão João Teixeira Bastos e Maria Angelica de Sales Bastos (segunda esposa de João Bastos)
ResponderExcluirCordulino casou-se aos 39 anos com sua prima Margarida Sales Bastos e tiveram 08 filhos
João Bastos Neto
Maria Bastos
Sebastiana Bastos
Francisca Bastos
Luiz Bastos
Manuel Bastos
Izabel Bastos
Margarida Bastos
Cordulino Teixeira Bastos se converteu juntamente com sua esposa e filhos ao protestantismo presbiteriano no dia 22 de julho de 1913 na sua própria residência na fazenda Lagoinha num culto celebrado pelo reverendo Manuel Machado.
Cordulino e o Pentecostalismo
Na cada dele funcionava uma congregação presbiteriana. No final do ano 1913 recebeu a missionária Maria de Nazaré que pregou sobre a doutrina pentecostal, ele creu sendo batizado no Espírito Santo.
No 14 de julho de 1914 recebeu em sua fazenda em Lagoinha o Pr. Adriano Nobre que no dia 20 de julho fundou a Assembleia de Deus no Ceará, exatamente na casa do pioneiro pentecostal
Em 1915, por causa da grande seca, vendeu sua fazenda e migrou Roraima, tonando-se o pioneiro pentecostal da Assembleia de Deus em Roraima
QUE RELATO LINDO! GOSTEI DE SABER ESSA PARTE DA HISTÓRIA!
Excluir